O SGPU até hoje

Nº de pneus ligeiros tratados:

Emissões evitadas (t CO2eq):

Consumo de energia evitado (GJ):

Sabia que a energia consumida na recauchutagem de um pneu usado é 2,5 vezes inferior à utilizada na produção de um pneu novo?

Sabia que o processo de reciclagem de pneus usados transforma-os em matérias-primas que se utilizam para pavimentar, por exemplo, parques infantis e campos desportivos, entre outras aplicações?

Sabia que os pneus usados podem ser utilizados como combustível alternativo nos fornos das cimenteiras, num processo que recupera parte da sua energia?

Sabia que se andar com menos 0,6 bar de pressão em relação ao recomendado o seu pneu pode durar metade do expectável?

Sabia que todos os pneus vendidos a partir de Novembro de 2012 irão estar rotulados com informação relativa à eficiência energética, nível de ruído e segurança de travagem?

Sabia que a utilização de pneus como alternativa aos combustíveis fósseis permite a redução de emissões de CO2 devido à combustão da biomassa constituinte do pneu (derivado da borracha natural)?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), os pneus recolhidos e valorizados pela Valorpneu davam para completar 2 voltas à Terra?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a borracha natural reaproveitada na reciclagem de pneus usados evitou a sua extração em 4.000.000 de árvores?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a energia gerada pela valorização dos pneus usados da Valorpneu dava para produzir o cimento necessário à construção de 11 estádios de futebol?

Você está em : entrada > Menu Lateral > Sobre a Valorpneu
Press Center

Valorpneu apoia a Green Pavements Lisbon 2017

1 Jun 2017

No passado mês de Maio, nos dias 24 e 25, realizou-se, no LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, a conferência "Green Pavements Lisbon 2017", sobre a temática da utilização de borracha reciclada de pneus nas misturas betuminosas dos pavimentos.

A Valorpneu, juntamente com as entidades gestoras de pneus congéneres, de Espanha e Itália (Signus e Ecopneus, respetivamente), juntaram-se a esta iniciativa como Gold Sponsor, com o objectivo de promover e disseminar o potencial desta aplicação para os granulados e pós de borracha.

Com a assinatura do Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas na 21ª Conferência das Partes das Nações Unidas (COP21), incumbe a cada indústria fazer o melhor que pode para reduzir a pegada de carbono nos seus respectivos sectores. Estratégias de construção e manutenção de estradas e pavimentos podem ser ajustadas e melhoradas para atingir esse objectivo. A utilização de borracha de pneus reciclados em misturas betuminosas e pavimentos foi examinado em conjunto com os esforços de agências e profissionais do sector para demonstrar que esses produtos podem realmente tornar-se um componente de pavimentação convencional.

A conferência contou com representantes de empresas ligadas à construção e manutenção de estradas, assim como investigadores e profissionais de várias áreas, cada um partilhando as suas experiências e pontos de vista sobre como construir pavimentos mais económicos, mais eficazes e mais "verdes".

  

 

 


Para mais informações: http://www.consulpav.com/greenpavements2017/


 
contactos    -    links úteis    -    Newsletter
português    -    english
©2017 Valorpneu. Todos os direitos reservados.