O SGPU até hoje

Nº de pneus ligeiros tratados:

Emissões evitadas (t CO2eq):

Consumo de energia evitado (GJ):

Sabia que a energia consumida na recauchutagem de um pneu usado é 2,5 vezes inferior à utilizada na produção de um pneu novo?

Sabia que o processo de reciclagem de pneus usados transforma-os em matérias-primas que se utilizam para pavimentar, por exemplo, parques infantis e campos desportivos, entre outras aplicações?

Sabia que os pneus usados podem ser utilizados como combustível alternativo nos fornos das cimenteiras, num processo que recupera parte da sua energia?

Sabia que se andar com menos 0,6 bar de pressão em relação ao recomendado o seu pneu pode durar metade do expectável?

Sabia que todos os pneus vendidos a partir de Novembro de 2012 irão estar rotulados com informação relativa à eficiência energética, nível de ruído e segurança de travagem?

Sabia que a utilização de pneus como alternativa aos combustíveis fósseis permite a redução de emissões de CO2 devido à combustão da biomassa constituinte do pneu (derivado da borracha natural)?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), os pneus recolhidos e valorizados pela Valorpneu davam para completar 2 voltas à Terra?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a borracha natural reaproveitada na reciclagem de pneus usados evitou a sua extração em 4.000.000 de árvores?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a energia gerada pela valorização dos pneus usados da Valorpneu dava para produzir o cimento necessário à construção de 11 estádios de futebol?

Você está em : entrada > Menu Lateral > Sobre a Valorpneu
Press Center

Prémio Inov.Ação - Candidatos realizam apresentação pública dos projetos

5 Abr 2018

Os projetos candidatos ao Prémio Inov.Ação foram finalmente apresentados e vão agora ser submetidos ao escrutínio de um júri composto por várias personalidades de relevo da nossa sociedade. Lançado em dezembro de 2016, derivado da reformulação do antigo Prémio Inov Valorpneu, o novo prémio está dividido em duas categorias: “Negócios e Inovação” e “Comunidade e Educação”.

A apresentação pública teve lugar no passado dia 5 de abril no SANA Malhoa Hotel, em Lisboa, no âmbito do último dos cinco workshops decorrentes desta iniciativa. Foram apresentados 25 projetos candidatos, dos quais 10 na categoria “Negócios e Inovação” e 15 em “Comunidade e Educação”.

A sessão foi aberta por Neusa Guerreiro, Gerente da Valorpneu, que realçou a importância deste Prémio para a Valorpneu e para todos os seus stakeholders, assim como o sucesso que o mesmo está a ter. De seguida, tomou a palavra Inês Costa, Adjunta do Ministro do Ambiente e Ordenamento do Território, que apresentou os principais desafios da Economia Circular no contexto nacional e internacional.

Climénia Silva, Diretora-Geral da Valorpneu, prosseguiu a sessão com a divulgação dos honrosos elementos do Júri ao Prémio Inov.Ação. Após a apresentação do Júri, deu-se início às apresentações dos projetos candidatos, que foram realizadas em grupos de cada uma das categorias de projeto. 

Houve ainda oportunidade de ouvir Aline Guerreiro, do Portal da Construção Sustentável, que falou sobre projetos de (des)construção e como estes podem e devem ser o caminho a seguir com a inclusão de materiais sustentáveis. 

A sessão da tarde contou com Anabela Carvalho, do Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de I&DT, que fez um enquadramento sobre as fontes de financiamento públicas disponíveis no Horizonte 2020 e Cristina Crespo, da OPEN - Oportunidades Específicas de Negócio, que apresentou as infraestruturas disponíveis para teste e produção experimental na Marinha Grande.

No final do dia, Daniel Amaral, consultor da KPMG e responsável pelos workshops de capacitação dos candidatos, fez um balanço da evolução dos projetos candidatos e da qualidade a eles associada. Ana Lopes, da 3Drivers, fechou a sessão com a apresentação dos próximos passos desta edição do Prémio rumo à cerimónia final de entrega do galardão prevista em junho de 2018.

Para além da presença dos candidatos, neste evento marcaram presença elementos do júri, membros da comunicação social, parceiros da Valorpneu e do Prémio Inov.Ação, assim como outros interessados que não deixaram escapar esta oportunidade de ficar a conhecer em primeira mão os projetos a concurso.


 
contactos    -    links úteis    -    Newsletter
português    -    english
©2018 Valorpneu. Todos os direitos reservados.