O SGPU até hoje

Nº de pneus ligeiros tratados:

Emissões evitadas (t CO2eq):

Consumo de energia evitado (GJ):

Sabia que a energia consumida na recauchutagem de um pneu usado é 2,5 vezes inferior à utilizada na produção de um pneu novo?

Sabia que o processo de reciclagem de pneus usados transforma-os em matérias-primas que se utilizam para pavimentar, por exemplo, parques infantis e campos desportivos, entre outras aplicações?

Sabia que os pneus usados podem ser utilizados como combustível alternativo nos fornos das cimenteiras, num processo que recupera parte da sua energia?

Sabia que se andar com menos 0,6 bar de pressão em relação ao recomendado o seu pneu pode durar metade do expectável?

Sabia que todos os pneus vendidos a partir de Novembro de 2012 irão estar rotulados com informação relativa à eficiência energética, nível de ruído e segurança de travagem?

Sabia que a utilização de pneus como alternativa aos combustíveis fósseis permite a redução de emissões de CO2 devido à combustão da biomassa constituinte do pneu (derivado da borracha natural)?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), os pneus recolhidos e valorizados pela Valorpneu davam para completar 2 voltas à Terra?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a borracha natural reaproveitada na reciclagem de pneus usados evitou a sua extração em 4.000.000 de árvores?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a energia gerada pela valorização dos pneus usados da Valorpneu dava para produzir o cimento necessário à construção de 11 estádios de futebol?

Você está em : entrada > Menu Lateral > Sobre a Valorpneu
Press Center

Valorpneu apresenta propostas ao Governo em prol da Economia Circular

1 Fev 2018

Em dezembro do ano passado, a Valorpneu enviou duas propostas ao Governo com vista a um melhor aproveitamento dos pneus usados, contribuindo para colmatar a tendência decrescente que se tem verificado no mercado da recauchutagem e a insuficiente utilização de misturas betuminosas de borracha reciclada de pneus usados (MBB) nas vias rodoviárias e aeroportuárias, apesar de todas as vantagens económicas, técnicas e ambientais a estas associadas.

Uma das propostas tem como objetivo a inclusão dos Pneus Recauchutados nas Compras Públicas Ecológicas, contribuindo para a transição para uma Economia Circular. A entidade gestora tem vindo a desenvolver esforços ao longo dos anos com vista a compreender as pressões a que a recauchutagem está sujeita e a contribuir para a promoção desta atividade, defendendo a necessidade urgente de elaboração e implementação de linhas de ação estratégicas por parte dos intervenientes do setor, nomeadamente operadores de mercado, o Estado e entidades públicas como a APA, para fazer face aos obstáculos que o mercado da recauchutagem enfrenta, e para reverter a tendência decrescente verificada. Assim, a Valorpneu identificou uma oportunidade crucial para promover a recauchutagem a nível nacional no processo de revisão dos critérios ambientais das Compras Públicas Ecológicas (CPE) para o setor dos Transportes da Comissão Europeia atualmente em curso, que incluem os pneus recauchutados.

A outra proposta, dirigida à Secretaria de Estado das Infraestruturas, surge também no âmbito das competências da Valorpneu, das quais fazem parte a promoção de soluções de reciclagem dos componentes e materiais constituintes dos pneus, nomeadamente do granulado de borracha. Assim, a entidade gestora propõe que seja legislado no sentido da obrigatoriedade de utilização, numa determinada percentagem, de misturas betuminosas de borracha reciclada de pneus usados (MBB) na construção, reabilitação ou manutenção de infraestruturas rodoviárias.


 
contactos    -    links úteis    -    Newsletter
português    -    english
©2018 Valorpneu. Todos os direitos reservados.