O SGPU até hoje

Nº de pneus ligeiros tratados:

Emissões evitadas (t CO2eq):

Consumo de energia evitado (GJ):

Sabia que a energia consumida na recauchutagem de um pneu usado é 2,5 vezes inferior à utilizada na produção de um pneu novo?

Sabia que o processo de reciclagem de pneus usados transforma-os em matérias-primas que se utilizam para pavimentar, por exemplo, parques infantis e campos desportivos, entre outras aplicações?

Sabia que os pneus usados podem ser utilizados como combustível alternativo nos fornos das cimenteiras, num processo que recupera parte da sua energia?

Sabia que se andar com menos 0,6 bar de pressão em relação ao recomendado o seu pneu pode durar metade do expectável?

Sabia que todos os pneus vendidos a partir de Novembro de 2012 irão estar rotulados com informação relativa à eficiência energética, nível de ruído e segurança de travagem?

Sabia que a utilização de pneus como alternativa aos combustíveis fósseis permite a redução de emissões de CO2 devido à combustão da biomassa constituinte do pneu (derivado da borracha natural)?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), os pneus recolhidos e valorizados pela Valorpneu davam para completar 2 voltas à Terra?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a borracha natural reaproveitada na reciclagem de pneus usados evitou a sua extração em 4.000.000 de árvores?

Sabia que em 10 anos (2003-2012), a energia gerada pela valorização dos pneus usados da Valorpneu dava para produzir o cimento necessário à construção de 11 estádios de futebol?

Você está em : entrada > Menu Lateral > Sobre a Valorpneu
Press Center

Valorpneu em 2018 - Uma busca contínua conducente à melhoria do SGPU

20 Mar 2018

O ano de 2017 foi intenso e desafiante para a Valorpneu no que diz respeito à melhoria da eficiência do SGPU, tanto ao nível operacional como de gestão. O funcionamento do SGPU apresentou novamente um indicador de recolha de pneus usados acima da meta imposta, com uma quantidade de pneus recolhidos pelos operadores da rede superior ao dos pneus usados gerados, assumindo a taxa de recolha de 106%. Quanto aos destinos finais dos pneus usados recolhidos a reciclagem foi a operação preferencial, já que 48.933 toneladas de pneus foram enviadas para os operadores de reciclagem da rede da Valorpneu. Para valorização energética foram enviadas 20.499 toneladas de pneus usados e recauchutadas 11.100 toneladas de pneus. O quantitativo de pneus reutilizados atingiu em 2017 as 760 toneladas.

No final do ano, e reconhecendo que um Sistema de Gestão de Qualidade e Ambiente (SGQA) certificado representa mais uma garantia da prestação de serviços de um elevado nível de qualidade e de compromisso com a melhoria contínua de desempenho ambiental, a Valorpneu também viu certificado o seu SGQA.

Ao longo do ano de 2017 a Valorpneu interagiu em vários momentos com as entidades públicas responsáveis no sentido de participar e contribuir para o esclarecimento e resolução de questões importantes para a sua atividade regular de gestão dos pneus usados gerados em Portugal. No que respeita aos novos desenvolvimentos legislativos do setor, a Valorpneu participou no processo de auscultação do projeto de Decreto-Lei respeitante ao UniLex e na consulta pública do projeto de Portaria relativa ao Fim de Estatuto de Resíduo do material de borracha derivado de pneus usados. Em ambos os casos foram elaborados pareceres no sentido de clarificar alguns pontos e incluir outros que não tinham sido inicialmente considerados pelas entidades responsáveis pela preparação destes documentos.

Mas os desafios não se ficam por aqui. O ano de 2018 promete ser ainda mais rigoroso. Com a publicação do DL 152-D/2017, de 11 de dezembro, a Valorpneu em 2018 tem um novo enquadramento legal esperando-se que seja publicada no primeiro semestre do ano a nova licença para o exercício da sua atividade, em conformidade com o referido decreto-lei que consolida a gestão dos diversos fluxos específicos de resíduos. Entretanto, desde 1 de janeiro de 2018 está em vigor uma nova Tabela de Ecovalores, revista em baixa, com valores que se situam em média 13,9% abaixo dos Ecovalores constantes na tabela anterior, o que vem contribuir para atenuar os gastos do consumidor e aumentar a competitividade do setor.

Assim, em 2018, a Valorpneu perspetiva manter-se como entidade propulsora de sustentabilidade do SGPU, procurando atingir  os objetivos de gestão relativos ao sistema integrado de gestão de pneus usados. Para além disso, a Empresa seguirá atenta à satisfação dos produtores e dos utilizadores do SGPU, comprometendo-se com a prestação de um serviço de qualidade. Em tudo o que diz respeito à investigação e desenvolvimento e à comunicação e sensibilização, a Valorpneu continuará a promover novos métodos para o tratamento dos pneus usados e novas aplicações para os materiais reciclados e a desenvolver ações com vista a estimular práticas corretas relativamente aos pneus novos e usados e recetividade aos materiais resultantes da sua valorização.


 
contactos    -    links úteis    -    Newsletter
português    -    english
©2018 Valorpneu. Todos os direitos reservados.