A recauchutagem de pneus é um processo que transforma pneus usados, designados nesta indústria, por carcaças, que não apresentem danos estruturais, em pneus capazes de serem reutilizados, através da deposição de um novo piso.

A recauchutagem, em termos ambientais, contribui para a redução dos consumos de recursos naturais (petróleo e seus derivados, borracha natural, etc.), pois constitui-se como um processo que garante a extensão do ciclo de vida do pneu.

A logística de funcionamento das empresas de recauchutagem é caracterizada genericamente por:

  1. os pneus são distribuídos aos revendedores/agentes ou grandes frotistas com os quais o recauchutador tem acordos/contratos (pneus novos e/ou pneus recauchutados, uma vez que, geralmente, os recauchutadores são também distribuidores de pneus novos);
  2. na volta do transporte, os revendedores/agentes ou grandes frotistas, entregam os pneus usados com potencial para serem recauchutados, que se encontravam na sua posse;
  3. uma vez na unidade de recauchutagem, os pneus são submetidos a exames de avaliação da condição da carcaça, de forma a determinar-se quais os que podem ser aproveitados para recauchutar;
  4. os pneus rejeitados são normalmente devolvidos aos seus proprietários, ou encaminhados para os pontos de recolha da rede da Valorpneu para posterior valorização.

A taxa de rejeição no exame de avaliação da carcaça varia consoante o tipo de pneu. No entanto, pode afirmar-se que esta taxa é aproximadamente 40 a 50% nos pneus ligeiros e 20 a 30% nos pneus pesados.

A recauchutagem de pneus de pesados é efectuada em cerca de 80% dos pneus usados, enquanto nos pneus ligeiros esta percentagem é consideravelmente mais baixa, uma vez que, de acordo com informações fornecidas pelos recauchutadores, o mercado não absorve tão facilmente este produto.