As instalações de produção de cimento da Cimpor em Loulé são o mais recente valorizador energético do SGPU. Esta unidade junta-se assim à unidade de Alhandra, a qual já é valorizador energético do SGPU desde Março de 2015, para além das outras 3 cimenteiras do grupo Secil que também fazem parte do SGPU.
O Centro de Produção de Loulé (CPL) localiza-se no Cerro da Cabeça Alta a 7 Km da cidade de Loulé e é uma das 3 fábricas de cimento que a Cimpor opera em Portugal. A produção industrial desta unidade iniciou-se em 14 de Setembro de 1973 com uma capacidade instalada de 350.000ton/ano de clínquer, sendo que hoje em dia apresenta uma capacidade nominal aproximada de 600.000t de clínquer por ano, produzindo diversos tipos de cimento os quais são comercializados no mercado nacional e externo.
Esta unidade de produção de cimento começou a receber pneus da Valorpneu no passado mês de Maio utilizando-os como combustível alternativo ao tradicional pet-coke num sistema de co-processamento onde aproveita o alto poder calorífico dos pneus bem como uma componente de fracção material.