Os resultados ao questionário realizado aos produtores e detentores de pneus usados já são conhecidos e bastante animadores para a Valorpneu.
Este inquérito incidiu sobre um total de 970 detentores e conclui que 87% dos detentores do território continental e 84% dos inquiridos das Ilhas expressam-se satisfeitos com o funcionamento global do SGPU. Em Portugal Continental e nas Ilhas encontram-se 23% e 24% dos detentores muito satisfeitos e 64% e 60% satisfeitos, respetivamente. Este resultado reflete a qualidade do serviço prestado pelo sistema integrado e pela Valorpneu.
Relativamente ao contributo da Valorpneu como entidade gestora do sistema integrado constata-se uma opinião positiva de grande parte dos detentores, retratada no nível de satisfação (muito satisfeitos e satisfeitos) de 89% em Portugal Continental e de 86% nas Regiões Autónomas. Também ao nível da simpatia e disponibilidade dos interlocutores da entidade gestora, a rapidez na resposta a dúvidas e/ou esclarecimentos e a informação prestada sobre o processo de entrega de pneus usados nos centros de receção, a Valorpneu “passou com distinção”.
Quanto a aspetos a melhorar, e onde se regista menor satisfação, o número de centros de receção existentes é um dos aspetos de maior expressão sobre as opiniões negativas, apesar da satisfação relativamente a este aspeto ter melhorado face a 2019, sendo que cerca de três quartos dos detentores de Portugal Continental e das Regiões Autónomas encontra-se muito satisfeito ou satisfeito com o número de centros de receção existentes.
De acordo com o relatório, comparativamente com os resultados de 2019, no Continente também se apura a redução da insatisfação dos detentores em relação à informação divulgada pela Valorpneu, e nas Regiões Autónomas observa-se uma melhoria na opinião sobre a informação prestada sobre o processo de entrega de pneus usados.
Por fim, constata-se uma satisfação global dos inquiridos em termos do processo de adesão ao SGPU e do processo de auditorias.
Relativamente ao processo de adesão, 97% dos produtores inquiridos encontram-se muito satisfeitos e satisfeitos com o processo de adesão, demonstrando uma evolução da satisfação em comparação com os resultados de 2020 e evidenciando, uma vez mais, a simpatia e disponibilidade dos interlocutores da Valorpneu, a disponibilidade do atendimento da entidade gestora e a informação disponível sobre o processo de adesão.
No que diz respeito ao processo de auditorias, os produtores demonstram uma opinião positiva em relação à informação de retorno apresentada pela Valorpneu (92% produtores inquiridos estão muito satisfeitos, satisfeitos e moderadamente satisfeitos). No entanto apontam como parâmetros a melhorar, relativamente a 2020, a interação geral com a empresa de auditoria e a importância do processo de auditoria para melhoria da empresa.
No geral, constata-se a evolução positiva na satisfação dos produtores no período 2021-2020 em relação ao processo de adesão e ao processo de auditorias. Este resultado é um reflexo do esforço contínuo da Valorpneu em assegurar a melhoria dos processos inerentes ao SGPU no âmbito da atividade dos produtores.