Ao longo das suas duas décadas de existência, a Valorpneu tem tido um impacto bastante positivo quer no sector, quer na sociedade.
A meta de recolha foi largamente superada, com a recolha de pneus usados acima das suas responsabilidades e obrigações legais, de forma voluntária. Os pneus recolhidos foram valorizados na sua totalidade, evitando os riscos que causaria ficarem à margem do SGPU e reforçando o contributo da Valorpneu para a preservação e proteção ambiental.
Por outro lado, a meta de preparação para reutilização e reciclagem, também ultrapassou largamente o objetivo definido. A Valorpneu desde 2003 recolheu mais de 173 000 toneladas de pneus e tratou mais de 84 000 toneladas de pneus acima do objetivo legal, superando assim largamente as metas estabelecidas.
No final do ano de 2021, o número de produtores aderentes ao SGPU era de 2.095, o que representou um acréscimo de 123 no número de produtores que transferiram para a Valorpneu a sua responsabilidade pela gestão dos pneus colocados no mercado nacional, em comparação com 2020. Pode considerar-se este aumento, de 6,2%, como uma normal evolução do número de aderentes, face a 2020, tendo em conta a retoma do mercado, ainda afetado pela pandemia.
Dos produtores aderentes, 128 não foram sujeitos a faturação no ano por falta de declarações ou declarações a zero. Adicionalmente, a 31 de dezembro de 2021 encontravam-se terminados 107 contratos faturados no ano.
Durante 2021 foram ainda celebrados com 65 produtores contratos de colocação pontual de pneus no mercado.
A Valorpneu tem promovido também várias ações junto da comunidade, inseridas no plano de Prevenção, Sensibilização, Comunicação e Educação. Estas iniciativas tiveram três objetivos essenciais, nomeadamente, o aumento da eficácia e da eficiência na gestão do SGPU, o incentivo à reconstrução, utilização sustentável e promoção de boas práticas para correto uso e manutenção dos pneus e ainda a promoção da recauchutagem, valorização e aplicações diversas dos pneus usados. Para além disto, a entidade gestora de pneus usados em Portugal, tem investido ao longo destes 20 anos em programas de investigação e inovação para o desenvolvimento de novas tecnologias e de novas soluções para os materiais derivados dos pneus em fim de vida, potenciando o desenvolvimento deste sector. Desde o início da sua atividade até ao momento, a Valorpneu já investiu aproximadamente 1.7 milhões de euros em I&D, de onde se destacam os Prémios Inovação Valorpneu, o Prémio InovAção e, mais recentemente, o Projeto NextLap, que vai este ano ter a sua segunda edição.
A Valorpneu está a reinventar-se e promete acompanhar todas as evoluções e tendências da sociedade moderna contribuindo sempre para a economia circular no nosso país.