As Infraestruturas de Portugal (IP) e a Decathlon desenvolveram dois projetos que permitem dar uma segunda vida a materiais derivados da reciclagem de pneus em fim de vida e contribuir para uma economia circular. Este é o principal objetivo do programa de inovação colaborativa NextLap, promovido pela Valorpneu e pela recicladora multinacional Genan, através da apresentação de novas soluções criadas em conjunto por startups e grandes empresas.
A startup Farcimar, em colaboração com a Genan e a Infraestruturas de Portugal (IP), desenvolveu um painel de barreira acústica com 22cm de espessura, composto por uma camada estrutural de betão e uma camada de aglomerado de betão com granulado de borracha. Esta barreira, com cerca de 100 metros de extensão, utilizou cerca de 27 toneladas de borracha reciclada e foi instalada na obra em curso da ligação ferroviária entre Évora e Évora Norte.
Durante o NEXTLAP: INNOVATION SHOWCASE EVENT, que decorreu no dia 27 de fevereiro no espaço “Coletivo 284”, foram apresentados os impactos desta solução face à solução inicial de betão poroso, destacando-se a grande quantidade de granulado de borracha consumida, a substituição total de materiais naturais, brita e areia, por granulado de borracha e a comercialização de uma barreira acústica mais sustentável, competitiva e com elevado desempenho acústico e mecânico.
Os responsáveis por esta parceria adiantaram que os próximos passos passam pela monitorização do desempenho acústico da barreira em betão borracha instalada, em 2024, aquando da abertura ao tráfego ferroviário da nova ligação e pelo desenvolvimento de novos projetos de I&D com o intuito de continuar a incorporar granulado de borracha em produtos pré-fabricados de betão.
Já a Decathlon, em conjunto com a Genan e a startup de calçado Wayz, conseguiu desenvolver uma sola para sapatilhas com integração de borracha reciclada, ainda em fase de testes. O objetivo desta solução é produzir uma sola exterior feita de materiais reciclados – borracha, resíduos de sapatos, pó de borracha de pneus, mostrando que a borracha reciclada pode ser aplicada também em produtos de moda. A imaginação é o limite!
Segundo Climénia Silva, diretora geral da Valorpneu, o programa NextLap permitiu acelerar ideias inovadoras e materializá-las em projetos concretos que constituem um benefício para o fluxo de pneus em fim de vida e têm um papel importante na transição para a economia circular. Nesta edição que arrancou no Bootcamp com 20 projetos, nove obtiveram interesse de parceiros do programa, sete foram objeto de desenvolvimentos, tendo alguns ainda continuidade, e dois são finalistas.
Esta segunda edição do Nextlap – NextLap Accelerator -, com uma duração de cerca de quatro meses de aceleração, permitiu alargar ainda mais a diversidade de aplicações da borracha derivada dos pneus em fim de vida, evidenciando assim a versatilidade destes materiais. Tanto a solução das barreiras acústicas como a solução das solas de sapatos foram muito além de ideias inovadores, culminando no desenvolvimento e testes de protótipos incorporando borracha de diferentes granulometrias.
Este programa é mais uma das muitas iniciativas que a Valorpneu tem levado a cabo na área da inovação de há vários anos a esta parte, com o objetivo de diversificar as aplicações para os produtos reciclados de pneus e contribuir para um futuro mais sustentável.
Para além da apresentação das ideias desenvolvidas pelos participantes durante o programa Nextlap Accelerator, foi promovido um workshop organizado pela Beta-i para discutir os resultados desta edição e uma sessão onde os inovadores partilharam as conclusões dos projetos recebendo feedback dos parceiros sobre as soluções desenvolvidas, seguido de um momento de networking.
Um dos pontos altos do evento contou com uma apresentação de Érica Liberato, da ECOPROGRESSO, grupo QUADRANTE. A consultora responsável por projetos de sustentabilidade e clima falou sobre a evolução do conceito de sustentabilidade, como valores e práticas que contribuem para a perenidade dos sistemas (económico, social, ambiental, territorial, organizacional) preservando a manutenção dos valores dos recursos não renováveis e administráveis, e de todas as variáveis envolvidas, e da forma redutora como algumas empresas encaram o ESG (Environmental, Social and Governance).
Para evidenciar a importância de criar novos modelos para um futuro emergente, a consultora utilizou a “Teoria do U”, desenvolvida em 2016 pelo especialista em inovação Otto Scharmer, que defende a importância de olhar para o próprio interior, de forma individual, para abandonar pensamentos obsoletos e criar novos modelos. Parafraseando Otto Sharmer: “A qualidade dos resultados produzidos por qualquer sistema depende da qualidade da conscientização dos participantes que operam este sistema (…).”
O evento contou ainda com a presença de Luísa Durães, responsável pela equipa vencedora da ideia mais promissora do Bootcamp do NextLap Accelerator, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). Trata-se do projeto Tyre4Buildins no qual foi produzido um aerogel com matriz homogénea de sílica e borracha de pneus usados, criando um novo material super isolante ecológico e mais económico. Em resultado do prémio, a equipa começou a trabalhar com a Decathlon Produção Portugal, que mostrou interesse, sobretudo, no método de dissolver a borracha para reaproveitamento da mesma.
Segundo Luísa Durães “dentro da borracha liquidificada existe um conjunto de oportunidades enorme que se abre, nomeadamente a nível do reprocessamento da borracha”. Esta responsável explicou que esta solução pode ser aplicada não só no revestimento de tecidos, mas também em produtos que têm uma película para aumento do atrito ou esponjosos, e ainda em calçado.
Nesta apresentação sobre novas formas de pensar e utilizar a borracha, Luísa Durães destacou ainda algumas vantagens desta solução, tais como a maior facilidade de incorporação e remodelação da borracha, após evaporação do solvente, em novos materiais.
O evento juntou inovadores, parceiros, players e investidores que têm uma missão em comum: encontrar soluções de reciclagem para os materiais que compõem os pneus!