O ano de 2022 foi bastante positivo para a Valorpneu. Como já vem sendo habitual há vários anos, a entidade gestora de pneus usados em Portugal não só cumpriu todas as metas impostas legalmente no que diz respeito à recolha e preparação para reutilização e reciclagem de pneus usados, como as ultrapassou.
Em termos operacionais, a Valorpneu registou 95 464 toneladas de pneus colocados no mercado nacional, um aumento de 2% face a 2021. Graças aos esforços dos operadores da rede, foi possível recolher e tratar 86 374 toneladas de pneus usados, acima do quantitativo de 75 276 toneladas de pneus usados gerados. Estes números são evidência que, uma vez mais, foi não só cumprido o objetivo de recolha de 96%, mas também se voluntariou para recolher e tratar um adicional de 14 109 toneladas de pneus usados, os quais foram integralmente valorizados, permitindo evitar todos os riscos associados ao não tratamento destas quantidades se as mesmas ficassem à margem do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU). No entanto, e apesar de todo o benefício ambiental associado, esta recolha e valorização adicional refletiu-se num gasto para a Valorpneu de 1.650.000 euros, considerando apenas as operações de logística e valorização.
Em relação ao tratamento dos pneus usados recolhidos, a reciclagem continuou como o destino final predominante, com 60 734 toneladas e uma representatividade de 70,3% do total. Do restante, 23 478 toneladas foram encaminhadas para valorização energética e 2 160 toneladas para preparação para reutilização (recauchutagem e reutilização meio piso). Os restantes pneus usados foram enviados para valorização energética, sobretudo para coprocessamento.
Durante o ano transato, a Valorpneu continuou a diferenciar as prestações financeiras relativas aos pneus recauchutados através da isenção do pagamento de ecovalor aos pneus colocados no mercado fabricados pelos recauchutadores nacionais. Esta bonificação consubstanciou num benefício de 327.000 euros para o setor da recauchutagem nacional.
Perante os desafios futuros, a entidade gestora encontra-se a reinventar e a acompanhar todas as evoluções e tendências da sociedade moderna por forma a continuar a contribuir para a economia circular no nosso país e a garantir a sustentabilidade do sistema integrado. A Valorpneu tem promovido várias ações de sensibilização, comunicação e educação, de projetos e estudos de investigação e desenvolvimento e de iniciativas no âmbito da prevenção de pneus usados, com a finalidade de aumentar a eficácia e eficiência na gestão do SGPU, incentivar a reconstrução, utilização sustentável e promoção de boas práticas para correto uso e manutenção dos pneus, e ainda, promover a recauchutagem, reciclagem e outras forma de valorização e aplicações diversas dos pneus usados. O investimento nesta área representou 5,1% do valor das prestações financeiras previstas para o ano, o que se encontra ligeiramente acima do objetivo de 5% estabelecido na licença. O investimento em investigação e desenvolvimento correspondeu a 2% das prestações financeiras do ano anterior, encontrando-se em linha com o objetivo de 2% fixado na licença.
Quanto a perspetivas para 2023, a Valorpneu prevê que a tabela de ecovalores se mantenha durante todo o ano 2023 face à prestação financeira de 2022, de forma a não agravar a situação dos agentes económicos e dos consumidores.
Em linha com o que sucedeu em 2022, este ano vai continuar marcado pelo aumento dos preços e das taxas de juro, pela dificuldade na obtenção de recursos e por uma contração do crescimento económico condicionado sobretudo pela evolução da guerra na Ucrânia. A agravar esta situação, o enquadramento jurídico encontra-se em mutação, requerendo eventuais ajustes no desenvolvimento da atividade do SGPU. Neste enquadramento, a Valorpneu encontra-se expetante relativamente ao ano 2023, sendo o seu objetivo manter a motivação de todos os que operam no sistema e dar continuidade à adaptação do fluxo decorrente de mudanças provocadas pelo contexto em que desenvolve a atividade. Em 2023, a Valorpneu prosseguirá a implementação de práticas de promoção da hierarquia das operações de gestão de resíduos, identificando e selecionando os destinos mais favoráveis, que promovam a proteção do ambiente e minimizem os impactes ambientais. Dada a importância do setor da recauchutagem na transição para a economia circular e os níveis de desempenho do SGPU, a Valorpneu continuará a desenvolver ações no sentido de promover esta atividade.
A área de sensibilização, comunicação e educação, e de investigação e desenvolvimento vão continuar a ser uma prioridade para a Valorpneu. Designadamente irá promover a prevenção, avaliar novas soluções de tratamento de pneus usados e de aplicações de materiais daí resultantes, desenvolver ações de sensibilização junto de diversos públicos-alvo em toda a cadeia de valor dos pneus, perspetivando a conversão para uma economia cada vez mais circular.
Em duas décadas de atividade em prol dos pneus usados, a Valorpneu tem demonstrado o seu empenho na prestação de um serviço de qualidade para fechar, de forma sustentável e equilibrada o ciclo de vida dos pneus, com o reforço e o desenvolvimento das operações vitais ao SGPU, nomeadamente prevenção, recolha, preparação para reutilização, reciclagem e valorização dos pneus usados.
Tudo, em prol de um Ambiente Melhor!
O Relatório Anual de Atividade 2022 da Valorpneu está disponível em Indicadores – ValorPneu.