Uma das grandes razões de existência da Valorpneu, já lá vão 20 anos, foi a necessidade da criação de um sistema de gestão de pneus usados em Portugal, permitindo o desvio dos pneus em fim de vida de aterro.
Esta ação resulta em impactos positivos em termos de emissões de carbono. No ano 2022, e como se pode verificar no relatório de atividade da Valorpneu, o ano passado a redução das emissões de carbono traduziu-se, em termos médios, em 1 788 kg CO2eq/ton PU, tendo sido evitada, de forma global, a emissão de cerca de 171,2 kton CO2eq.
O balanço ambiental e estratégico do SGPU foi avaliado com base no impacto resultante dos processos de recolha, armazenamento, transporte, fragmentação e valorização energética dedicada e no benefício associado às operações de reutilização, recauchutagem, reciclagem mecânica e valorização nas cimenteiras.
No mesmo relatório pode ler-se que todas as operações inerentes ao funcionamento e gestão do SGPU resultaram numa poupança de energia através da valorização dos pneus usados. Em 2022, o benefício resultante do consumo evitado de energia primária foi de 54 214 MJ/ton PU, com uma poupança global de energia de cerca de 5 192,1 TJ.
Para os próximos anos, a Valorpneu tem como missão a melhoria contínua da eficácia e eficiência do SGPU, não só ao nível da qualidade da prestação de serviço, mas também do seu desempenho económico e ambiental.
A estratégia da Valorpneu vai continuar a assentar no processo de melhoria contínua no âmbito da recolha de pneus usados, garantir a sustentabilidade em termos de reciclagem, privilegiar a estabilidade do Ecovalor, continuar a combater os free-riders e ser propulsora, no contexto dos pneus usados, da transição para a economia mais digital e mais circular.
Saiba mais em: https://www.valorpneu.pt/indicadores/