A digitalização da informação tem grande impacto no desenvolvimento do setor da mobilidade e os pneus por serem o ponto de contacto entre o veículo e o pavimento são de extrema importância.
A segurança através de dados dos veículos, a redução de emissões de CO2 aliada à promoção da sustentabilidade e a transição energética para zero emissões são as três categorias apresentadas pela ETRMA em que a utilização de pneus como um serviço e a informação recolhida podem ser usadas.
A disponibilização de pneus como serviço é um conceito que alguns fabricantes de pneus estão a aplicar. Este sistema consiste no fornecimento de pneus e os seus respetivos serviços sob a forma de um modelo de subscrição. Os dados de mobilidade dos automóveis são extraídos dos veículos através de interface digital, permitindo conectar o veículo a um sistema informático. Desta forma, a indústria de pneus poderá aproveitar e beneficiar da inclusão de serviços digitais ligados aos seus pneus, nomeadamente através de aplicações, dispositivos e monitorização quer de condutores individuais, quer de grandes frotas de organizações.
A disponibilização de pneus como serviço permitirá que sejam recolhidos e disponibilizado mais dados pertinentes à deslocação dos veículos. Com o tratamento destes dados, será possível introduzir melhorias na tecnologia dos pneus e dos veículos, de maneira a torná-los mais seguros e mais eficientes (seja no consumo de combustível ou energia), contribuindo desta forma para o desenvolvimento sustentável. A monitorização do estado dos pneus contribuirá para a gestão de frotas, possibilitando definir a melhor altura para a realização de manutenções, prevenindo possíveis avarias. O acesso aos dados dos veículos será essencial para que os fabricantes de pneus e veículos possam melhorar infraestruturas, desenvolver meios de transporte mais eficientes, seguros e sustentáveis e assim continuar a assegurar a competitividade do setor automóvel europeu.
Com este serviço, os fabricantes de pneus e respetivos prestadores de serviços, como por exemplo as oficinas de reparação, poderão ter oportunidade de competir com os fabricantes de veículos, sem terem que depender apenas da informação disponibilizada pelos últimos, assegurando assim que os produtos e serviços sejam desenvolvidos em função dos interesses dos consumidores finais.
Para garantir o acesso equitativo das informações dos veículos a todos os stakeholders, a ETRMA solicitou à União Europeia o desenvolvimento de uma diretiva especifica para este setor.