Um novo Centro de Recolha de pneus usados foi inaugurado no dia 11 de novembro, no concelho de Castro Verde, para fortalecer a rede Valorpneu e a eficiência do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU) no Baixo Alentejo e Alentejo Litoral.
Trata-se de um projeto do grupo Tecnovia, candidato ao concurso lançado pela Valorpneu no início do ano para aquela região e uma das três empresas selecionadas no âmbito do concurso. A instalação fica integrada no Centro de Gestão de Resíduos de Aivados, instalado junto ao Itinerário Complementar (IC) 1 e um dos oito centros do grupo para a gestão de resíduos de construção e demolição (RCD) e outros resíduos não perigosos.
Com este projeto, a Tecnovia passa a integrar a Rede de Recolha Valorpneu e vai permitir a manutenção de um serviço de qualidade da rede, minimizando os impactos ambientais e incentivando a reciclagem e o reaproveitamento de pneus usados, em alinhamento com os princípios da economia circular.
Segundo a Tecnovia: “Através do Centro de Gestão de Resíduos de Aivados, estamos a reafirmar o nosso compromisso com uma gestão sustentável de resíduos, prolongando a vida útil dos materiais, preservando recursos naturais e promovendo práticas alinhadas com a economia circular”.

Com 60 anos de existência, o Grupo Tecnovia atua no sector da construção civil e obras públicas em Portugal e também em mercados internacionais como Angola, Marrocos, Cabo Verde, Equador, Bolívia ou Uganda.