A avaliação bienal de 2024 do relacionamento dos Produtores com a Valorpneu já é conhecida e a entidade gestora de pneus usados em Portugal passou com distinção!
Globalmente, os Produtores revelam estar satisfeitos com a Valorpneu. Em Portugal Continental, 37% encontram-se muito satisfeitos, 50% satisfeitos, 3% indiferentes, 2% insatisfeitos e 1% muito insatisfeitos (7% sem resposta). Nas Regiões Autónomas, um terço indicou estar muito satisfeito, outro terço satisfeito, e o restante terço ficou dividido em indiferença e muita insatisfação.
A maioria dos Produtores que tiveram contacto com a Valorpneu nos últimos dois anos afirmou considerar fácil contactar a Valorpneu, com satisfação total nas Ilhas. No Continente, 85% demonstraram-se satisfeitos com a facilidade de contacto, 2% indiferentes, 5% insatisfeitos e 9% sem resposta.
A rapidez na resposta a dúvidas e/ou esclarecimentos e a simpatia dos interlocutors foram dois pontos de análise, nos quais, no Continente, 86% consideraram-se satisfeitos com a celeridade da Valorpneu e 90% demonstraram-se muito satisfeitos com a simpatia e disponibilidade dos interlocutores. Nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores todos os Produtores se encontram totalmente satisfeitos.
Estes resultados significam que a Valorpneu tem conseguido assegurar um bom atendimento ao cliente junto dos Produtores do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SIGPU).

Enquanto agentes do SIGPU, os Produtores têm que cumprir requisitos legais e contratuais, disponiveis no website da Valorpneu. Neste inquério este tema também foi abordado, tendo-se concluído que, em Portugal Continental, 88% dos Produtores encontram-se satisfeitos com a informação disponibilizada. Nas Ilhas, 100% dos intervenientes demonstraram uma opinião positiva.
A avaliação foi também bastante favorável no que se refere à realização de alertas sobre o prazo de entrega das declarações trimestrais e anuais. Nos casos em que os Produtores falham a entrega das declarações, a Valorpneu procede ao tratamento das não conformidades, por exemplo, através da realização de faturação por estimativa no caso de não envio das declarações.
Relativamente aos processos de faturação, 88% dos Produtores em Portugal Continental afirmaram estar satisfeitos com o processo, 4% indiferentes, 2% muito insatisfeitos e 5% sem resposta. Nas Ilhas, comprova-se novamente um nível global de satisfação. Valores semelhantes são apresentados para o processo de cobrança, onde os Produtores revelam um nível elevado de satisfação no Continente (85%) e especialmente nas Ilhas (100%).
A Valorpneu assume o compromisso de assegurar a comunicação e disponibilização de informação sobre a sua atividade, sendo um indicador chave para avaliar o desempenho da entidade gestora ao nível da satisfação dos Produtores. Neste ponto 86% dos Produtores em Portugal Continental demonstram estar satisfeitos com os meios de comunicação da atividade da Valorpneu. Nas ilhas, os Produtores referem estar safisfeitos com esta iniciativa.
Todos estes resultados são fruto do esforço continuo da Valorpneu em estabelecer boas relações com os produtores, promovendo sempre a melhoria da eficiência dos seus serviços ao longo dos anos.
Comparando com a edição de 2022, o questionário de 2024 incluiu a solicitação de sugestões e comentários de melhoria da qualidade de serviço da Valorpneu e do seu contributo na gestão do SGPU. Alguns Produtores indicaram aspetos a melhorar na atividade da entidade gestora, entre outros, aumento do número de Centros de Recolha; eficiência e rapidez dos serviços de recolha de pneus; recolha gratuita nas instalações do detentor de pneus usados (incluída no ecovalor) e disponibilização de contentores gratuitos e melhorar plataforma de declarações e certificações.
A Valorpneu reconhece que existem sempre oportunidades de melhoria e está a trabalhar para as concretizar. O nível de satisfação global destacou-se com uma classificação de 4,3 , elevada e superior à classificação de 2022 (4,2), mais uma vez evidenciando o esforço da entidade gestora.
Em 2024, o Questionário de Satisfação dos Produtores bienal contou com uma representatividade estatística de 21% dos Produtores que responderam ao questionário, em relação ao universo de 2 065 Produtores aderentes ao SGPU na data de realização do inquérito.