A recolha e processamento de pneus usados na Região Autónoma dos Açores iniciou-se em Maio de 2006. Na altura encontravam-se identificadas duas situações relevantes de fluxos de pneus que se vinham amontoando essencialmente em dois locais, na ilha de S. Miguel e na ilha Terceira e que constituíam um passivo ambiental.
Numa colaboração entre a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e a Valorpneu foi efectuado o tratamento deste passivo. A Secretaria Regional suportou os custos de fragmentação e transporte dos pneus para o Continente e a Valorpneu os custos de valorização.
Durante o ano de 2007 e 2008 recolheu-se e processou-se todo o passivo da ilha de S. Miguel e Sta. Maria numa quantidade total de 3.244 toneladas de pneus usados. Em 2009 iniciou-se a recolha e tratamento do passivo na Terceira e restantes ilhas, o qual foi concluído no final do mês de Fevereiro de 2010. Foram contabilizadas nestas ilhas 2.195 toneladas de pneus usados.
Em termos globais todo o passivo dos Açores, num total de 5.439 toneladas, foi recolhido, processado e tratado, sendo que actualmente o único fluxo de pneus existente é o fluxo anualmente gerado.