O Projeto SOS Esquilos surgiu na sequência da já habitual preocupação da Valorpneu em mitigar as emissões associadas aos Encontros anuais da rede. Neste caso concreto, o apoio a este projeto deu-se no âmbito do 16.º Encontro, que decorreu em 2018, no Luso, com objetivo de reduzir a marca deixada no Ambiente pela sua realização.
Assim, a Valorpneu associou-se à Fundação Mata do Bussaco para a concretização do projeto SOS ESQUILOS, com vista a minorar o impacto da tempestade Lesli no habitat do esquilo- vermelho.
Passado pouco mais de um ano já são conhecidos os resultados desta iniciativa. Em todas as escolas do concelho da Mealhada, Jardins de Infância e Escolas Básicas nº1, foi proposta a concretização de atividades, que consistiram na realização de uma pequena palestra intitulada “Os Esquilos e a Mata Nacional do Bussaco” e uma atividade prática através da qual foram construídas caixas-abrigo para esquilos. Para além disto, as ações tiveram como objetivo dar a conhecer a biodiversidade faunística da MNB, em particular o esquilo; dar a conhecer a morfologia, alimentação e hábitos do esquilo; criar momentos de reflexão e diálogo sobre a problemática das alterações climáticas e sua influência na Mata (Tempestade Tropical Leslie), bem como o seu impacto na vida do esquilo; realizar uma caixa-abrigo para esquilo e demonstrar a importância de conservar e valorizar os ecossistemas.
Ao longo do ano, aderiram ao projeto oito escolas – seis Jardins de Infância e duas Escolas Básicas nº1 – num total de 149 alunos e professores. Estes alunos realizaram uma a duas atividades, sendo que por escola foi construída uma caixa-abrigo. Ao todo foram dadas 14 palestras e construídas 10 caixas-abrigo.
Nos próximos meses serão colocadas na Mata as diversas caixas-abrigo construídas pelos alunos, bem como será fornecida a cada escola as coordenadas GPS da sua caixa. O objetivo é que os alunos possam seguir nos próximos anos a ocupação dos abrigos pelos esquilos e dar deste modo continuidade ao projeto.