Na sequência da nova licença da Valorpneu (2019-2021), as auditorias aos comerciantes e operadores da rede são uma obrigação da Valorpneu enquanto entidade gestora do SGPU.
Para o efeito, a entidade gestora lançou em julho de 2019 uma consulta ao mercado com vista à seleção da consultora independente para realização destas auditorias, tendo sido adjudicado o serviço à Bureau Veritas, no final de setembro.
Em 2019, entre 21 de novembro e 19 de dezembro, foram auditados 15 Comerciantes, 7 Centros de Receção, 4 Recauchutadores e 1 Valorizador Energético. Relativamente aos Comerciantes as constatações mais frequentes foram relativas à ausência de medidas de autoproteção das instalações onde se encontram armazenados os pneus usados devidamente aprovadas pela ANEPC, Ecovalores debitados na fatura não atualizados e descrição relativa ao Ecovalor referenciando legislação já revogada. Quanto aos Centros de Receção, para além de também se ter verificado em dois a ausência de medidas de autoproteção das instalações aprovadas pela ANEPC, verifica-se ainda em dois deles que o arquivo de documentação não se encontra realizado de acordo com “Manual de Normas e procedimentos” (dando cumprimento ao RGPD) e que numa situação existe mistura de categorias de pneus usados no armazenamento. Em relação ao Valorizador não se verificaram constatações de relevância e aos Recauchutadores constatou-se em alguns deles a falta de apresentação da declaração anual e certificação pelo ROC.
Para 2020 já estão previstas auditorias, a decorrer ao longo do ano, a 25 Centros de Receção, 77 Comerciantes/Distribuidores, 6 Recauchutadores, 3 Recicladores, 3 Valorizadores Energéticos e 1 Fragmentador.