“O que é que vai mudar na mobilidade? Que tendências é que estão a surgir e que vão influenciar o sector dos pneus?” foram os desafios lançados a Hélder Pedro, gerente da Valorpneu e secretário geral da ACAP (Associação do Comércio Automóvel de Portugal), no Encontro da Valorpneu.
A mobilidade é um tema fundamental para o bom funcionamento da economia e da sociedade dos nossos dias. Neste momento, 80% das deslocações são feitas através do meio automóvel, ligeiros ou pesados.
Hélder Pedro destacou o contributo da indústria automóvel para uma mobilidade mais sustentável, nomeadamente na redução das emissões: “Nos últimos 12 anos, a indústria automóvel reduziu as emissões em 45%. Não há um outro sector da atividade económica com uma redução de emissões tão acentuada”.
O paradigma da mobilidade está a mudar marcada pelos novos meios de mobilidade, como por exemplo, o “carsharing” ou o “carpooling”. No entanto, a pandemia da Covid-19 veio atrasar esta aceleração, priorizando o uso do transporte individual. Contudo com a estabilização de todos os aspetos envolventes à pandemia, Hélder Pedro acredita que: “A normalidade voltará e com ela virá um grande desafio ao nível da nova mobilidade, com carros autónomos e carros conectados.
O secretário geral da ACAP referiu ainda o papel importante da indústria dos pneus em prol da tão desejada economia circular, não só na evolução ao nível tecnológico, mas também com processos de fabrico mais amigos do ambiente e com reutilização e reciclagem dos materiais. Neste último ponto o secretário geral da ACAP frisou o forte contributo da Valorpneu.