O programa NextLap está na reta final com a última fase – Demoday – que teve lugar no dia 27 de maio, onde foram apresentados alguns protótipos de produtos produzidos com materiais resultantes do processo de reciclagem dos pneus em fim de vida (ELTs) – granulados e pós de borracha, têxteis e aço.
Este programa de inovação da Valorpneu, em parceria com o reciclador mundial GENAN e com a Beta-i, vai ficar assinalado com uma peça de arte, intitulada “UNO”, uma peça artística que fala sobre “ir mais além, ver mais além, pensar mais além” e refletir sobre a importância de repensar, reutilizar e reimaginar o futuro. “Um futuro mais equilibrado para todos os que vivem neste mundo e neste planeta”, segundo o autor. A peça está em exposição no Cowork Space, nas Docas de Santo Amaro, em Lisboa.
“UNO” é uma escultura feita com restos de pneus e seus derivados. Esta peça foi concebida por Filippo Fiumani e João Mendonça (Luzíadas), com curadoria do Departamento (Bruno Pereira), com o objetivo de dar uma nova vida a materiais que já não cumprem a função para que foram criados. “Afinal, somos um todo: UNO”, refere o autor da peça.
A escultura mostra uma cara feita em diversos materiais, nomeadamente, granulado de pneu, pneu usado, câmaras de ar usadas, plásticos, neon leds, ferro e placas mdf.
O objetivo desta peça de arte é dar visibilidade ao programa NextLap e perpetuá-lo no tempo, não só através da sua presença, mas também criando interações com o público alertando para um consumo de recursos consciente e para a importância da economia circular.
No Demoday do programa NextLap contamos com três pilotos a serem desenvolvidos entre alguns parceiros e os inovadores candidatos e duas intensões de piloto ainda em aprovação.
Fique atento!