A Valorpneu acabou de lançar um microsite sobre a Recauchutagem (https://recauchutagem.valorpneu.pt/), com o objetivo de promover esta atividade e desmistificar os estigmas que ainda existem em torno dos pneus recauchutados.
Enquanto entidade gestora de pneus usados em Portugal, a Valorpneu sentiu a necessidade de criar uma ferramenta de comunicação que explicasse o processo de recauchutagem de pneus usados, as vantagens da utilização de pneus recauchutados versus pneus novos e apresentasse os números da recauchutagem em Portugal. Neste sentido desenvolveu um microsite com toda esta informação, onde apresenta ainda a rede de recauchutadores aderentes à Valorpneu e um vídeo promocional com dados e curiosidades que vão certamente surpreender os seus visualizadores.
A recauchutagem, que é a operação pela qual um pneu já utilizado, após cumprir o seu ciclo de vida, é reconstruído de modo a permitir a sua utilização para o mesmo fim para o qual foi projetado, é um processo simples, económico e ecológico. Para além de contribuir para a redução dos consumos de recursos naturais (petróleo e seus derivados, borracha natural, etc.), este processo garante a extensão do ciclo de vida do pneu, contribuindo para a economia circular e respondendo às exigências de uma sociedade com mais responsabilidade ambiental.
Apesar de ser uma atividade em Portugal com cerca de 70 anos, fortemente implantada no mercado, particularmente no domínio dos pneus pesados, com circuitos comerciais e logísticos muito bem implementados, existe ainda algum desconhecimento sobre este processo, podendo causar algum receio no consumidor final aquando da escolha de um pneu recauchutado.
Em Portugal são recauchutados anualmente 342 800 unidades de pneus, sendo esta atividade responsável pela criação de 400 postos de trabalho diretos e por um volume de negócios anual de 39,2 milhões de euros. Mas espera-se que este número aumente muito mais, derivado da nova legislação europeia para os pneus, em conjunto com o novo enquadramento legislativo ambiental e a economia circular aplicada aos pneus usados, e da integração, em 2019, dos pneus recauchutados nos critérios das compras públicas ecológicas do Estado para o setor dos transportes.
Atualmente, a rede de recauchutadores aderente à Valorpneu é constituída por 21 empresas, sendo que 17 se encontram no continente, duas nos Açores e duas na Madeira.
SABIA QUE…
• Um pneu recauchutado de um veículo pesado é 30 a 60% mais barato do que um pneu novo e é amigo do ambiente.
• Cada pneu recauchutado utiliza menos 70 a 100L de petróleo (cinco vezes menos matéria prima – preservação de recursos naturais).
• O uso de pneus recauchutados contribui para a economia circular, respondendo às exigências de uma sociedade com mais responsabilidade ambiental.