Apesar de todas as regras de segurança impostas pela pandemia da Covid-19, a Valorpneu mantém-se empenhada em assegurar que Comerciantes e Operadores estão a cumprir as medidas exigidas para prestar e melhorar cada vez mais a qualidade de serviço prestada aos seus clientes.
Em conjunto com a consultora Bureau Veritas foram definidos critérios para a realização destas auditorias, tendo ficado definido estas incidirem, ao longo do período de vigência da licença (3 anos), em 4% do universo de comerciantes por distrito e pelo menos uma auditoria externa por operador (exceto recicladores com auditorias anuais).
Durante os meses de abril, maio e junho de 2021 foram realizadas 66 auditorias a Comerciantes. As principais constatações assentaram na incorreta discriminação nas faturas do Ecovalor pago a favor da Entidade Gestora e em Medidas de Autoproteção não submetidas ou não aprovadas.
Relativamente aos operadores, foram realizadas aos Centros de Receção 9 auditorias, entre abril e maio, às quais se vão juntar mais 7 entre setembro e outubro; 3 auditorias a Valorizadores Energéticos em julho; 3 auditorias a Recicladores realizadas em fevereiro (inclui confirmação das vendas de produto final – pó e granulado de borracha) e 11 auditorias realizadas a Recauchutadores em julho.
As principais constatações até ao momento, embora muito pontuais, prendem-se com o arquivo de documentação não ser realizado de acordo com o Manual de Normas e Procedimentos (ENI vs pessoas coletivas), a falta de evidência das apólices válidas de seguros de responsabilidade civil e ambiental e com o facto da área de armazenagem se encontrar limitado, no que diz respeito aos Centros de Receção, e com a falta de evidência da implementação dos Requisitos de Qualificação definidos pela APA e com a falta de rigor das quantidades declaradas à Valorpneu, no caso dos Recauchutadores.
Também os Produtores estão a ser auditados pela entidade gestora. Com vista a assegurar que todos os requisitos que fazem parte do contrato de adesão estão a ser cumpridos, a Valorpneu esteve a trabalhar em conjunto com a EY Portugal na definição dos critérios que resultaram na abrangência de 340 produtores. Posteriormente foi enviado um questionário e foram selecionados 40 produtores para as visitas presenciais. Estas auditorias presenciais tiveram início esta semana e vão decorrer até dia 30 de setembro de 2021.