Componentes e Características de um Pneu

O pneu é um produto composto de vários materiais com propriedades muito diferentes, cujo fabrico implica uma grande precisão.

É constituído pelos seguintes componentes:

  • Uma capa de borracha sintética muito estanque ao ar. Esta capa encontra-se no interior do pneu e funciona como câmara-de-ar.
  • carcaça, que é constituída por finos cabos de fibras têxteis dispostas em ângulos retos e colados na borracha. Estes cabos são um elemento chave da estrutura do pneu e permitem-lhe resistir à pressão. Numa carcaça de pneu de automóvel, existem cerca de 1400 cabos que podem resistir, cada um, a uma força de 15 kg.
  • Um talão cuja função é transmitir os binários motor e de travagem da jante à área de contacto com o solo.
  • Os aros de talão servem para fixar o pneu na jante. Podem suportar até 1800 kg sem risco de rutura.
  • Os flancos de borracha macia protegem o pneu contra os choques que poderiam causar danos na carcaça, como pequenos choques contra o passeio, buracos, etc. Uma borracha dura assegura a ligação entre o pneu e a jante.
  • Lonas de reforço, as quais são feitas com cabos de aço muito finos, mas muito resistentes, são cruzadas obliquamente e coladas uma sobre a outra. O cruzamento dos seus fios com os da carcaça forma triângulos indeformáveis.
  • banda de rolamento é disposta sobre as lonas de reforço. Esta parte do pneu, que receberá as esculturas, ficará em contacto com a estrada. Na área de contacto com o solo, a banda de rolamento tem que resistir a esforços muito importantes. A mistura que a constitui deve ser aderente em todos os tipos de solos, resistir ao desgaste, à abrasão, e aquecer o menos possível.
Composição de Pneus Ligeiros e Pesados
MaterialPneu LigeiroPneu Pesado
Borracha / Elastómeros47 %45 %
Negro de Fumo21,5 %22 %
Aço16,5 %25 %
Têxtil5,5 %
Óxido de Zinco1 %2 %
Enxofre1 %1 %
Aditivos7,5 %5 %

   Fonte: Convenção de Basileia, 1999

Análise Elementar da Borracha
Carbono (%)78-83
Hidrogénio (%)6-7
Oxigénio (%)3,5-5
Nitrogénio (%)0,2-0,4
Enxofre (%)1 – 1,6
Cloro (%)0,07 – 0,1
Cinzas (%)5 – 10

Mais informações em: Basel Convention Series, Geneva, October 1999.pdf