O Prémio de Desempenho de Ponto de Recolha, que este ano foi para a empresa Palmiresíduos, Lda., localizada em Alijó, foi entregue no Encontro Anual da Rede da Valorpneu, depois de em 2012 ter ido para a empresa Metais Jaime Dias, situada na Trofa. Esta atribuição foi feita com base em critérios pré-definidos e no desempenho obtido no período correspondente ao 2.º semestre de 2012 e ao 1.º semestre de 2013. Os resultados, como habitualmente, foram validados pela empresa de auditoria EY.
O 11º Encontro Anual da Rede da Valorpneu, organizado pelo Clube Escape Livre, decorreu na Guarda nos dias 15 e 16 de outubro, e as opiniões são unânimes em afirmar que foi um sucesso, desde a sessão de trabalho, aos locais visitados e aos momentos gastronómicos e de convívio. Como é habitual foram reunidos todos os parceiros da Valorpneu, quer Pontos de Recolha, Transportadores, Valorizadores, quer outras entidades, que direta ou indiretamente, se relacionam com a Valorpneu.
Durante o evento foi divulgado o Prémio Inovação Valorpneu 2013, o qual já vai na sua 5ª edição, e que tem como objetivo desenvolver novas ideias e soluções para o destino sustentável dos pneus usados em Portugal. De igual forma, foi efetuado um balanço dos 10 anos de funcionamento do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados, e apresentados os impactes ambientais, económicos e sociais do sistema que confirmam que valeu a pena a sua criação e que este tem um contributo muito significativo para o desenvolvimento sustentável. As diversas intervenções que tiveram lugar durante o evento podem ser consultadas abaixo.
A sessão de trabalho terminou com a intervenção de Marco Meireles, um especialista em “coaching” focado no desenvolvimento ativo das capacidades de cada um para o alcance de objetivos ambiciosos, sólidos e fiáveis.
Este evento marca a diferença pela sua responsabilidade climática, uma vez que é “carbonfree”. As emissões de gases com efeito de estufa, produzidos com a realização do evento, foram compensadas através da anulação de unidades do comércio europeu de licenças de emissão.
O Encontro acolheu mais de uma centena de pessoas, que para além de participarem na sessão de trabalho, tiveram oportunidade de percorrer o centro histórico da Guarda, conhecer alguns jogos tradicionais e saborear as iguarias serranas.