O posicionamento da recauchutagem nas medidas de prevenção declaradas pelos produtores foi uma das medidas objeto de um inquérito lançado pela Valorpneu no final de 2019.
Numa amostra de 642 fabricantes e distribuidores de pneus que responderam a este inquérito, apenas 24% dizem aplicar medidas no âmbito da recauchutagem e promoção da venda de pneus recauchutados.
De entre as ações mais implementadas pelos produtores, as mais relevantes nesta área são a reconstrução de pneus incentivando a sua reutilização (20,6%); campanhas de publicidade, ações de formação, ações de marketing realizadas junto de distribuidores, clientes, faculdades, oficinas, outros profissionais do sector (14,2%); promoção da venda e de uso de pneus recauchutados (12,8%) e sensibilização da existência e vantagens de pneus com uma segunda vida útil (7,8%).
É importante potenciar a recauchutagem e promover a sua venda. A Valorpneu está a fazer a sua parte, é fundamental que recauchutadores e distribuidores façam a sua!