Os destinos do granulado de borracha proveniente da reciclagem de pneus em fim de vida são muitos e as suas aplicações cada vez mais variadas. Em Portugal, a aplicação deste material em campos de relvados sintético tem assumido um papel preponderante.
Desde os anos 60, a utilização de relva sintética espalhou-se por todo o mundo, principalmente devido aos baixos custos de manutenção e mais horas de utilização quando comparado com relvados naturais. Hoje em dia, com o tema da sustentabilidade e da economia circular como prioridade mundial, esta solução, que permite dar uma segunda vida à borracha reciclada proveniente de pneus em fim de vida, torna-se ainda mais pertinente.
De acordo com a Valorpneu, a entidade de gestão de pneus usados em Portugal, em 2020, das 29.460 toneladas de pó e granulado de borracha produzidas pelos recicladores nacionais, 34% foi utilizado na produção de relvados sintéticos.
Dependendo do tamanho do grânulo, existem duas formas de o utilizar nos relvados, nomeadamente como material de enchimento ou como base elástica.
Como material de enchimento, as partículas de borracha, cujo tamanho se situa entre 0,5 e 2,5 mm, não são apenas utilizadas para manter as fibras plásticas que simulam a relva, com um comprimento entre 40 e 65 mm, mas também dão ao pavimento o conforto e a segurança de que os jogadores necessitam quando correm, caem ou deslizam sobre este tipo de superfície. Para além de simular perfeitamente as características dinâmicas do movimento da bola.
O granulado de borracha que tem entre 4 e 8 mm é utilizado para a camada de base elástica de absorção de impacto por baixo da camada de fibra plástica.
Num campo de futebol de 11 com relva sintética, aproximadamente 100 toneladas de granulado de borracha são recicladas como material de enchimento, o que equivale a mais de 22.000 pneus de automóvel.
Atualmente, os campos de relva sintética são totalmente aceites pelas principais organizações de futebol FIFA e UEFA e oficialmente permitidos para usar em todos os níveis, incluindo a Liga dos Campeões e o Campeonato do Mundo. Este facto é não só prova da importância ambiental desta solução, mas também do cariz social que dela advém, visto que potencia o desenvolvimento de bom futebol e de jovens talentos em países em vias de desenvolvimento, onde geralmente não existem recursos suficientes para manter a relva natural, devido ao consumo de água e outros custos de manutenção.
Sabia que…
O granulado de borracha proveniente da reciclagem de pneu contribui para…
PERFORMANCE E SEGURANÇA EM CAMPO
– Excelentes condições de jogo: as propriedades da borracha, como a absorção de energia, elasticidade e durabilidade, satisfazem as características do jogo, em termos de amortização de impacto e das várias performances da bola em campo, que são exigidos por organismos como FIFA, World Rugby, AFL Coaches Association (AFLCA, Liga Australiana de Futebol) e Rugby Football League (RFL, Inglaterra).
– O tipo de pavimento preferido dos jogadores, sendo o granulado de borracha de pneus o mais utilizado, representando cerca de 83% das instalações certificadas pela FIFA (2017).
– Proteção e saúde dos jogadores: o granulado pode amortizar os impactos que os jogadores sofrem em campo, prevenindo lesões e proporcionando segurança contra embates.
– Sem risco para a saúde: o granulado de borracha proveniente dos pneus cumpre a regulamentação REACH e não representa nenhum risco para a saúde dos jogadores.
SUSTENTABILIDADE ECONOMICA E AMBIENTAL
– Contribui para a economia circular.
– 37% da borracha reciclada na Europa é usada em campos de futebol. 400,000 toneladas por ano equivalem a mais de 70 milhões de pneus de automóveis de passageiros.
– Poupança de 3.200 m3 de água por campo, por ano, o equivalente ao tamanho de uma piscina olímpica.
– Respeita o meio ambiente. Não precisa de fertilizantes ou produtos fitossanitários.
– Fácil e barato de manter.
– Disponível o ano inteiro, não depende do clima.
– Tempo de jogo superior (50 horas/semana vs 6-10 horas/semana para um campo de relva natural).
– Os campos de futebol de relvado sintético com granulado de borracha têm uma vida útil de aproximadamente 10-15 anos.
QUALIDADE E SEGURANÇA GARANTIDA
O granulado de borracha produzido pelos recicladores nacionais da rede Valorpneu é certificado pela entidade acreditada para o efeito, o CERTIF, garantia que cumpre com os requisitos de qualidade e segurança necessários para a sua utilização.