A Comissão Técnica CT-181 “Produtos reciclados de pneus”, estabelecida no IPQ – Instituto Português da Qualidade e coordenada pela ONS/APIB – Organismo de Normalização Setorial da APIB (Associação Portuguesa de Industriais da Borracha), está atualmente a traduzir para português as três partes da EN 14243:2019, estabelecida em 2019 como Norma Europeia, assim como as três partes da “NP EN 14243:2020”, prevendo-se a conclusão final deste trabalho para a Normalização Portuguesa ainda durante este ano.
A CT-181 iniciou a sua atividade em 2010, como ‘mirror group’ em Portugal dos trabalhos de Normalização Europeia, desenvolvidos desde 2011 no “Technical Committee” 366 do CEN – “CEN/TC 366, Materials obtained from End-of-Life Tyres (ELT)”, que tem como objetivo principal a criação de Normas Europeias (EN), Especificações Técnicas Europeias (TS) e Documentos Técnicos Europeus (TR) relativos aos diversos materiais resultantes da atividade de reciclagem de pneus em fim de vida, para que esses materiais, nas atividades industriais ou outras que os possam vir a utilizar, venham a ser considerados e valorizados do ponto de vista técnico como produtos, e não como resíduos ou materiais sem valor, não especificados tecnicamente.
Nos dias de hoje, este objetivo tem uma importância fundamental para a Europa, no quadro da tão necessária valorização de recursos e do desenvolvimento eficaz da “Economia Circular”.
O CEN/TC 366 tem em funcionamento quatro grupos de trabalho que contam com a participação da delegação portuguesa coordenada pelo especialista Vasco Pampulim e têm desenvolvido vários aspetos de normalização, tecnicamente importantes para muitas aplicações industriais dos materiais reciclados de pneus, tais como: densidade dos granulados de borracha (absoluta e a granel); área superficial específica de granulados e pós de borracha; humidade de granulados e pós de borracha; intensidade do cheiro de granulados e pós de borracha; deteção de outros tipos de borracha (EPDM, NBR, CR) misturados nos granulados e pós de borracha reciclados de pneus; determinação do conteúdo não-metálico do aço reciclado de pneus; critérios de qualidade para a seleção de pneus inteiros em fim de vida para processos de recuperação e reciclagem.
A maioria destes trabalhos de normalização já originaram novas CEN/TS (Technical Specifications), que em breve estarão formalmente editadas pelo CEN e à disposição dos utilizadores.
Atualmente, o CT-181 conta com 10 membros ativos, que possuem um grande conhecimento dos vários aspectos tecnológicos relacionados com as especificações, aplicações e características técnicas dos materiais reciclados de pneus, que são objeto de trabalho nas diversas atividades da CT-181.
Neste âmbito, importa referir todo o apoio técnico e institucional prestado pela Valorpneu e APIB, dada a natureza dos temas técnicos a abordar na CT-181. De realçar como objetivo importante desta comissão em Portugal o devido acompanhamento dos trabalhos do CEN/TS 366 e seus quatro grupos de trabalho para a criação das Especificações Técnicas (CEN/TS) ou Normas Europeias (EN) relativas à “borracha reciclada de pneus” nas suas formas de granulados de borracha, pós de borracha, “shreds” e “chips”, que seguidamente a CT-181 traduzirá para português para a implementação pelo IPQ como Documentos da Normalização Portuguesa.
Complementarmente ao acompanhamento dos trabalhos do CEN/TC 366, a CT-181desenvolve também outras atividades relacionadas com aspetos que surjam neste sector, por exemplo com a defesa institucional de aplicações importantes dos reciclados de borracha face a ameaças de materiais concorrentes, como forma ativa e concreta de proteger a atividade industrial dos recicladores de pneus portugueses.