A Valorpneu foi convidada a integrar a Comissão Técnica para a Valorização de Resíduos em Obras Geotécnicas (CT-VROG), e desde Setembro de 2008, que está a participar nos trabalhos desenvolvidos por este grupo com o objectivo de dinamizar e divulgar cada vez mais este tipo de aplicações para pneus usados.
Esta comissão foi criada em 2003, pela Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG), para promover o desenvolvimento e a divulgação dos conhecimentos no domínio da valorização de resíduos em obras geotécnicas, e a cooperação entre as entidades públicas e privadas interessadas.
Para o quadriénio 2008-2012, a CT definiu dois grandes objectivos. O primeiro, é editar uma publicação que contemple a distribuição geográfica, o processo produtivo e a produção anual dos resíduos nacionais potencialmente valorizáveis em obras geotécnicas, as suas propriedades com interesse geotécnico, as suas possíveis aplicações geotécnicas, e os casos de obra conhecidos. Sempre que possível e justificável, serão apresentados os conhecimentos adquiridos internacionalmente. O segundo, é inventariar e geo-referenciar estes resíduos em Sistema de Informação Geográfica.
A CT está a co-organizar com o Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, um Seminário sobre “Valorização de Resíduos em Obras Geotécnicas. Caracterização e Medidas para o Desenvolvimento do Sector”, que terá lugar a 28 e 29 de Setembro de 2009, na Universidade de Aveiro. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no portal com o endereço https://vrog.web.ua.pt ou solicitadas pelo e-mail: vrog@civil.ua.pt.
Fazem actualmente parte da CT-VROG 26 membros, incluindo a Valorpneu, em representação de universidades, laboratórios do estado, administração pública central, associações profissionais, empresas produtoras de resíduos e empresas utilizadoras de resíduos. Para mais informações, enviar email para ctvaloresiduos-spg@lnec.pt.