A Valorpneu, entidade gestora do fluxo específico de pneus usados, acaba de ser reconhecida por mais uma etapa no seu desempenho ambiental, com o registo no EMAS, Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria. O EMAS é um mecanismo voluntário que visa promover a melhoria contínua do desempenho ambiental das organizações mediante a implementação de sistemas de gestão ambiental, bem como a disponibilização de informação relevante ao público e a outras partes interessadas. A Declaração Ambiental da Valorpneu foi validada pelo verificador, a SGS IC e obteve parecer positivo da Agência Portuguesa do Ambiente, entidade responsável a nível nacional pelo processo de registo das organizações neste sistema e por controlar a sua admissão e manutenção no registo.
Após ter obtido no início de 2018 a certificação do seu Sistema de Gestão de Qualidade e Ambiente pelas ISO 9001:2015 e 14001:2015, o que representa uma garantia da prestação de serviços de um elevado nível de qualidade e de compromisso com a melhoria contínua, a Valorpneu dá mais um passo e reforça o seu desempenho, credibilidade, reputação e transparência.
O EMAS proporciona vantagens às organizações com uma gestão ambiental de grande qualidade, a utilização eficiente dos recursos e menores custos, bem como de garantia de total conformidade com a legislação ambiental, informações ambientais validadas, melhor gestão de riscos e de oportunidades e motivação das equipas de trabalho, entre outros aspetos.
No desenvolvimento da sua atividade a
Valorpneu assume o compromisso com os princípios orientadores do
desenvolvimento sustentável, assentes na proteção do ambiente, na
criação de valor e na qualificação de recursos humanos no âmbito do
sistema que gere, contribuindo para a economia circular.