A participação no estudo “Coprocessamento, valorização material de combustíveis alternativos na indústria cimenteira”, apresentado à Agência Portuguesa do Ambiente no mês de novembro do ano passado, foi uma das principais atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) da Valorpneu. Este projeto foi concretizado em conjunto com a AVE – Gestão Ambiental e Valorização Energética, entidade promotora do projeto, a Sociedade Ponte Verde, a Valorcar e a 3 Drivers, consultora que desenvolveu o estudo.
A avaliação do impacte que a operação de coprocessamento tem a nível ambiental, assim como o potencial impacte a nível do cumprimento dos objetivos de gestão definidos para vários tipos de resíduos, estiveram na origem deste estudo. Foram ainda estabelecidos cálculos de avaliação das frações que são valorizadas enquanto material no processo de coprocessamento de combustíveis alternativos em cimenteiras, e que, como tal, possam merecer a caracterização de valorização material e definir uma metodologia de colheita, preparação e análise das amostras dos combustíveis alternativos, que permita identificar as suas características.
Paralelamente o estudo permitiu concluir que do ponto de vista técnico está devidamente fundamentado o duplo papel de valorização energética e material do coprocessamento de resíduos em fornos de cimenteiras.