Objectos de design realizados com material reciclado feitos por criadores portugueses, premiados a nível internacional, serão apresentados entre 16 e 26 de Setembro, no CC Colombo, em Lisboa, no âmbito da exposição REMADE IN PORTUGAL. Aliando design e ambiente, a exposição pretende mostrar soluções para um ambiente melhor.
Nesta exposição participam ainda os jovens criadores premiados do concurso de Design com Materiais Reciclados de 2010/2011, promovido pela Caixa Geral de Depósitos. O grande vencedor da 3ª edição deste concurso foi André Alves Campos, da Escola Superior de Artes e Design, em Matosinhos, com a peça GRANITO, um banco onde a principal matéria utilizada é o granulado de borracha de pneus usados.
O grande objectivo deste concurso, realizado sob o lema “Transforma o Velho em Novo”, é contribuir para a preservação dos recursos naturais, através da promoção e viabilização de alternativas de concepção e produção de Eco Design, com materiais provenientes das fileiras de reciclagem na linha do desenvolvimento sustentável. Este ano, o desafio lançado aos alunos das áreas de Design visou a criação e desenvolvimento de uma peça de Equipamento Urbano, numa das seguintes categorias: Mobiliário de Espaços Verdes, a Iluminação Pública e os Sistemas de Comunicação.
No âmbito da exposição foi ainda realizada, no dia 16 às 18h30, a Tertúlia “Design e Ambiente”, com a presença do Designer Henrique Cayatte, Presidente do Centro Português de Design, do Arqt. Roberto Cremascoli, Director Artístico do projecto Remade in Portugal, da Dr.ª Climénia Silva, Directora Geral da Valorpneu e do vencedor do Concurso de Design de Mobiliário com Materiais Reciclados 2010/2011, André Campos.