Durante o estado de emergência nacional devido à pandemia provocada pela Covid-19, a Valorpneu continuou sempre a dar seguimento à sua atividade enquanto entidade gestora do SGPU, apesar de algumas adversidades, com as devidas recomendações e precauções para evitar a propagação da doença. Neste momento, com a passagem de estado de emergência para estado de calamidade, já é notório por parte dos parceiros da Valorpneu um início ao regresso à normalidade.
Alguns valorizadores encerraram temporariamente as suas portas durante o mês de março, mas ao longo do mês de Abril foram reabrindo e a situação começou a normalizar, conseguindo-se regularizar os encaminhamentos. Neste momento, a Valorpneu tem todos os destinos finais em atividade.
Do lado dos produtores, a Valorpneu pretende, durante este ano, agilizar ainda mais os processos e procedimentos internos, seja na adesão, controlo do contrato ou na sua terminação, de modo a ir ao encontro das expectativas dos produtores a cada momento. Por esta razão, não só está a preparar-se para a sua revisão, mas também para uma maior abrangência na utilização das tecnologias de informação e digitalização, bem como irá iniciar um estudo para aferir a viabilidade de implementação de um front-end dedicado à adesão ao SGPU totalmente eletrónica.
Relativamente aos comerciantes e distribuidores, as auditorias que estavam em curso, e que desde meados de março se estavam a realizar remotamente, estão suspensas, não por razões relacionadas com a pandemia, mas sim por estarem a ser detetadas sempre as mesmas constatações. Este facto levou a Valorpneu a parar, refletir sobre as mesmas e organizar um webinar para as esclarecer junto dos detentores de pneus. Apenas depois da realização desta iniciativa, que terá lugar durante o mês de junho, fará sentido retomar as auditorias no sentido da Valorpneu perceber se todos os destinatários deste webinar ficaram elucidados relativamente às suas obrigações no que diz respeito à gestão de pneus usados.