A utilização de pneus na arte e decoração urbana é uma das tendências que a Valorpneu, enquanto entidade que gere o Sistema de Gestão de Pneus Usados (SGPU) em Portugal, está a dinamizar, sobretudo através da sua presença em feiras e exposições deste sector, onde mostra aos visitantes muitas das utilizações possíveis a dar aos pneus em fim de vida, destacando, para além da originalidade e criatividade, as vantagens para o ambiente e para a sustentabilidade do planeta. A última destas mostras foi na ARCOlisboa, que decorreu de 23 a 26 de maio na Cordoaria Nacional, em Lisboa. Com mais de 13 mil visitantes, a Valorpneu esteve presente para demonstrar ao público que os pneus também podem ser arte e peças de decoração, exibindo canteiros de flores e uma zona lounge, com bancos e cadeiras, ambas construídas com pneus.
A 7ª edição da Feira de Arte Contemporânea, organizada pela IFEMA Madrid e pela Câmara Municipal de Lisboa, acolheu 82 galerias oriundas de 14 países, das quais 28 galerias portuguesas. O certame foi dividido em três secções distintas: a “Principal”, composta por 59 galerias nacionais e internacionais, “As Formas do Oceano” com sete galerias comissariada pela arquiteta Paula Nascimento e pelo Professor Igor Simões, com “projetos que se inspiram nas relações entre África e a diáspora africana e outras latitudes”, e a “Opening”, com 16 galerias, comissariada pela curadora e historiadora de arte espanhola Chus Martíneze e pela curadora independente Luiza Teixeira de Freitas.

No dia de inauguração, o certame contou com a visita oficial de Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa. A ARCOlisboa, considerada a maior feira de arte contemporânea de Portugal, já é considerado um “must go” para amantes de arte de todo o mundo.